Batata

Home / Batata

    cultura da

    BATATA

    A batata (Solanum tuberosum) é um dos alimentos mais consumidos no mundo, e teve sua origem na Cordilheira dos Andes.

    batata

    É uma planta da qual se aproveitam os seus tubérculos, ricos em carboidratos, e que começou a ser cultivada há mais de oito mil anos, tendo seu cultivo aperfeiçoado pelos Incas. E foi levada a outras regiões do mundo pelos colonizadores europeus, chegando ao Brasil com eles em meados do século XIX, no Sul do país. Hoje a China é o maior produtor do mundo.

    O custo da adubação da batata representa um percentual menor que as grandes culturas, como soja, milho e cana-de-açúcar. Devido a isso, é tradição não economizar nas doses de alguns nutrientes como fósforo, mesmo algumas pesquisas apontando que não são necessárias doses tão elevadas. Além disso, a característica do sistema radicular, o curto ciclo da cultura e a baixa eficiência dos fertilizantes torna a adubação um manejo importante para garantir o potencial produtivo.

    Boro é o micronutriente com maior limitação, devido ao baixo teor de matéria orgânica nos solos e baixa eficiência das fontes deste nutriente, porém deve-se cuidados na aplicação do fertilizante de plantio, devido as altas doses, que pode levar a aplicar elevadas doses de boro e causar toxidez quando a planta está em estágio inicial. Muitas vezes essa toxidez é oculta.