Café

Home / Café

    cultura do

    CAFÉ

    O café (Coffea sp.) é um dos produtos que não faltam na mesa do brasileiro, e ele carrega uma tradição imensa em nossa agricultura, onde seus primeiros cultivos no país são datados de 1727.

    cafe2

    Devido à diversidade de regiões ocupadas pela cultura do café, a variedade de climas, os relevos, as altitudes e latitudes, o país produz tipos variados de grãos, o que possibilita atender às diferentes demandas de consumidores brasileiros e estrangeiros.

    Por se tratar de uma cultura perene, o manejo do fósforo é o maior desafio na cultura do café, pois em condições de sequeiro possui o sistema radicular bem distribuído em profundidade, que é positivo para absorção de água, porém a menor quantidade de raízes superficiais dificulta a absorção deste elemento e de outros menos móveis. Estudos mostram grande resposta em produtividade a aplicação de altas doses de fósforo, porém com uma eficiência muito baixa do fertilizante aplicado.

    Nitrogênio e potássio são os nutrientes extraídos e exportados em maior quantidade pelo cafeeiro. A grande necessidade de potássio, e consequentemente altas doses deste nutriente via fertilizante podem gerar deficiências momentâneas de cálcio e magnésio. Aplicar estes nutrientes com fontes solúveis nestes momentos ajuda a aumentar o potencial produtivo.

    O micronutriente mais limitante na produção de café a ser aplicado via solo é o boro, devido aos baixos teores nos solos brasileiro e baixa eficiência das fontes deste fertilizante.